COMPREI COM AS BESTIES

Siga nas redes sociais

Segundo a ciência, o que nos deixa tão viciados em TikTok

27 ago 2024

Criado justamente para viciar, essa nova era moderna digital viabiliza a possibilidade dos usuários não apenas se comunicarem com familiares e amigos, mas também com marcas e organizações, criando um ecossistema que já faz parte da nossa sociedade.


Um dos aplicativos mais usados no mundo


O TikTok - rede social criada em 2016, pela empresa chinesa ByteDance, tem se tornado um grande sucesso, e está entre os aplicativos mais utilizados no mundo, principalmente entre os jovens.


Classificado como o aplicativo mais baixado do mundo em 2020, o TikTok ganhou tanta popularidade nos Estados Unidos, que desbancou o Instagram entre a geração Z. Estes dados demonstram o rápido crescimento da indústria de plataformas de vídeos curtos.



Virou tema de estudo nas esferas acadêmicas e profissionais


O aumento do uso dessas ferramentas fez com que elas se tornassem um fenômeno a ser estudado. Uma das linhas mais frequentes de análise das redes sociais, tanto no campo acadêmico quanto no profissional, é a adesão. Este conceito inclui a ideia de como, no mundo digital, tenta-se atrair os usuários, motivando-os a ficar cada vez mais tempo imersos na plataforma.


Pesquisas demonstram que existem três variáveis que influenciam diretamente a quantidade de horas que um usuário passa nesse tipo de plataforma.


A primeira variável estudada é a existência de uma motivação constante, compreendida como aquilo que leva o usuário a continuar fazendo uso da plataforma. Essa motivação constante está diretamente relacionada com a satisfação experimentada ao usar as redes sociais, bem como a gerada por receber comentários positivos, curtidas ou outras recompensas disponíveis.


Em segundo plano, fica o fator que potencializa o uso das redes sociais, o desejo de compartilhar experiências.


Quando usamos as redes sociais, não procuramos apenas consumir conteúdo, mas também desejamos criá-lo, porque esse ato de compartilhamento nos gera uma sensação de pertencimento à comunidade, com o oferecimento de nossas colaborações. Se a colaboração entre a comunidade for incentivada, cresce a adesão dos usuários na plataforma.


Gerações Z


Conforme o exposto acima e considerando que quem investe mais tempo nas redes sociais são as gerações Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2011) e millennial (pessoas nascidas entre 1981 e 1995), conduzimos uma pesquisa para analisar se essas variáveis influenciam, e em qual medida, o uso que essas gerações fazem do TikTok.


Concluímos que, embora todos afirmem que as três variáveis influenciam diretamente sua adesão à plataforma, o peso de cada uma varia em função da geração.


Os millennials demonstram forte relação entre o nível de adesão e o fato de poderem compartilhar comportamentos ou criar vídeos, enquanto a geração Z manifesta mais relação com a possibilidade de receber constantemente uma motivação que os leve a usar mais a rede social.


O desejo dos usuários de compartilhar conteúdo, além de ter outras experiências ou receber avaliações, leva-os a fazer uso mais constante do TikTok. Esses resultados deixam claro o caráter puramente social desse tipo de plataforma.

Compartilhar artigo

facebooktwitterwhatsapp
Copiar link do post
Vistos Recentemente